Saiba sobre os benefícios do Chá de Gengibre

Cup of ginger tea with lemon on wooden table

O gengibre é um vegetal asiático que anda super em alta. Esse tubérculo pode ser usado tanto na medicina quanto na culinária.

Além de bactericida, desintoxicante e comprovadamente benéfico para o sistema circulatório, respiratório e digestivo, ele é ainda um poderoso termogênico. Ou seja, servirá para acelerar seu metabolismo e te ajudar na queima das indesejadas gordurinhas! A raiz pode ser consumida de diversas formas: em pratos doces e salgados, cru (puro), em conserva e na forma de sucos e chás.

Está curioso para saber sobre os benefícios dessa última aplicação citada: o chá de gengibre? Saiba sobre os benefícios do Chá de Gengibre !

É relaxante

Além de ser superprático de fazer, o chá de gengibre é uma delícia e pode ser uma boa companhia para os dias de trabalho ou mesmo para os dias de descanso! Tomar um chazinho no meio do dia te ajudará a relaxar e a acalmar, recarregando as baterias para terminar o expediente ou apenas para se livrar do estresse do dia que passou.

Auxilia no funcionamento do sistema digestivo

O chá de gengibre age de diversas formas no sistema digestivo: ele relaxa o sistema gastrointestinal e estimula a digestão, o que ajuda a prevenir e até mesmo a cessar enjoos e gases. Então, para você que não gosta muito do chá de boldo, o de gengibre é uma boa alternativa!

Ajuda a emagrecer

Por ser um termogênico (alimento que transforma calorias da gordura corporal e da alimentação diária em energia) o gengibre auxiliará no processo de emagrecimento. Isso ocorre porque o chá dessa raiz aumenta a sua temperatura corporal, o que faz com que seu metabolismo acelere.

Combate gripes e resfriados

Quando consumido em forma de chá, o gengibre é um poderoso aliado no tratamento de gripes, resfriados e até mesmo tosses. Isso ocorre pois o tubérculo tem propriedades que agem fortalecendo o sistema imune, combatendo vírus que causam esses inconvenientes.

É um poderoso anti-inflamatório e antioxidante

Graças ao gingerol, uma substância presente no gengibre, essa raiz tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Portanto, o chá também te ajudará a se proteger de bactérias e fungos, além de combater os tão temidos radicais livres, que favorecem o envelhecimento celular. Curiosidade: o gingerol é também o responsável pelo sabor picante do gengibre.

É um bom aliado a sua saúde

Somados a todos os benefícios acima citados, o chá de gengibre também tem propriedades anticancerígenas, ação hipoglicemiante, o que causa uma diminuição na glicemia de quem o consome e é considerado um protetor cardiovascular, ou seja, protege também o coração. Dá pra acreditar?

Quer a receita?

Ficou interessada nesse chá recheado de benefícios para a sua saúde? Nós vamos te ajudar com uma receita de 4 passos super simples. Confira:

  1. Coloque água até levantar a fervura, mas sem ferver.
  2. Acrescente, em seguida, 1 fatia de limão, 2 colheres de sopa de gengibre picado e cravo e canela a gosto e mexa bem;
  3. Pronto! Agora é só coar e servir.

Você costuma tomar chás? Quais são os seus favoritos? Agora que você já sabe dos benefícios do chá de gengibre e como prepará-lo, não perca tempo e o inclua em sua alimentação. Não deixe de contar a sua experiência nos comentários abaixo!