Quais são os benefícios do colágeno?

Portrait of young attractive woman isolated on white

Certamente você já deve ter ouvido falar no colágeno, uma proteína muito importante produzida em nosso organismo, responsável por funções como sustentação da pele.  Se você é vaidoso, com certeza conhece um pouquinho sobre ela, já que é importante para a estética também. Com o passar dos anos há uma queda na produção do colágeno em nosso corpo e alguns sinais, por isso tanta gente tem procurado repor essa proteína de outras formas, como por cápsulas ou em pó. Mas você conhece todos seus benefícios? Confira:

Firmeza e elasticidade da pele

O colágeno atua fortalecendo a pele dando mais firmeza, proporcionando elasticidade e hidratação. Esses são os benefícios mais conhecidos por todos, já que com a queda de produção do colágeno em nosso corpo, sinais de flacidez começam a surgir causando incomodo e preocupação com a estética.

Estrutura aos ossos

Você sabia que o colágeno não é só benéfico para a estética? Com o envelhecimento e a falta de colágeno, os ossos ficam mais frágeis. O colágeno colágeno hidrolisado pode auxiliar no tratamento da deficiência de cálcio e aumentar a densidade óssea , fortalecendo a estrutura aos ossos.

Atua nas articulações e tendões

Essa proteína tão importante também age como lubrificante para as articulações. Nos tendões, o colágeno dá força e rigidez para se movimentar. São funções importantes assim como as outras, mesmo que não seja estética, pois fortalece nosso organismo.

Prevenção de rugas

Com certeza você ficou feliz com mais esse beneficio. O colágeno também ajuda na prevenção dessas marcas que vão surgindo com o tempo e que nos causam tanta preocupação. Por isso, se você quer evitar o aparecimento das rugas, vale a pena reforçar a produção do colágeno.

Vitalidade dos cabelos e unhas

Sim, essa incrível proteína também ajuda a manter os cabelos saudáveis e com vida. Também auxilia na firmeza das unhas. Mais um beneficio para manter a aparência mais saudável e bela.

Como repor o colágeno?

Estudos revelam que ao chegar aos 30 anos, a produção do colágeno cai 1% ao ano e ao chegar aos 50 anos o organismo passa a produzir apenas 35% do necessário. Por isso existe a necessidade de repor com o passar do tempo.

Certamente você está se perguntando como poderia então repor o colágeno em seu corpo. Fique tranquilo, o colágeno está presente em muitos alimentos, como carnes, ovos e derivados do leite. A gelatina também é uma ótima opção, por ter o colágeno em sua formula.

Além desses alimentos, existem opções de colágeno em pó ou em comprimidos. Vale lembrar que para auxiliar nessa reposição é necessário alinhar uma alimentação saudável com exercícios físicos. Outra informação que deve ser levada em consideração é que o colágeno necessita de vitamina C para ser sintetizado, por isso precisa de uma alimentação rica desta vitamina.

Pode deixar a preocupação de lado, você pode repor o colágeno mesmo com o passar dos anos e continuar recebendo esses e outros incríveis benefícios que ele proporciona. Não se esqueça de procurar um especialista para te auxiliar na reposição correta e tirar suas duvidas.

Você conhecia todos esses benefícios do colágeno? Costuma comer alimentos com colágeno ou repor com produtos? Compartilhe conosco!