Por que é importante comer uma maçã por dia?

beautiful young woman eating an apple

Se você já é adepto de um estilo de vida mais saudável, com certeza sabe que as frutas são ótimas para nutrir e saciar ao mesmo tempo. Mas mesmo sabendo que elas são grandes aliadas dos planos alimentares, é importante conhecer a fundo as substâncias que compõem cada uma das frutas, para selecionar as que trarão mais benefícios de acordo com o objetivo de cada pessoa. Neste post, apresentaremos uma lista de benefícios de uma das frutas mais comuns no Brasil: a maçã.

Sabe por que é importante comer uma maçã por dia? Veja os pontos favoráveis à saúde!

Reduz o risco de doenças cardíacas

As maçãs são ricas em uma substância chamada pectina, fibra que auxilia no controle dos níveis de glicose no sangue. Sendo assim, a ingestão dessa fruta pode ajudar no controle e na prevenção da diabetes.

Além de controlar a glicose, a pectina também é responsável pela redução do colesterol ruim, pois cria uma parede de fibras na parede do intestino, impedindo a absorção desta e de outras gorduras. Ademais, alguns compostos benéficos da maçã, como os flavonoides e carotenoides, agem diretamente na redução dos riscos de um acidente vascular cerebral (AVC). Segundo pesquisadores da Universidade de Wageningen, na Holanda, uma maçã que contenha em média 120 gramas, diminui o risco de AVC em cerca de 40%, quando consumida diariamente.

Auxilia o sistema respiratório

Por conter altos níveis de antioxidantes, as propriedades das maçãs ajudam a melhorar a capacidade respiratória, além de auxiliar na proteção dos pulmões. Outras substâncias presentes na fruta são consideradas adstringentes, que limpam a garganta e as cordas vocais, apresentando benefícios para a respiração e para a recuperação da voz.

Mantém o sistema digestivo em ordem

Algumas das substâncias presentes nas maçãs são conhecidas como agentes cicatrizantes. Esses compostos são responsáveis por ajudar pessoas que sofrem com azia, gastrite e úlceras, por, acelerar a resposta do organismo no combate a tais reações inflamatórias. Além disso, por serem ricas em fibras, elas têm grande ação no funcionamento do intestino de maneira regular.

Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer

Os diversos compostos que foram apresentados acima como antioxidantes, adstringentes e anti-inflamatórios também agem na prevenção do envelhecimento precoce das células. Sendo assim, com as células mantendo-se jovens por mais tempo, o desenvolvimento de alguns tipos de câncer pode ser adiado ou até mesmo evitado com o consumo diário de uma maçã. Principalmente nos sistemas em que ela age diretamente, como o respiratório e o digestivo, a ação preventiva é ainda mais eficaz.

Aumenta a sensação de saciedade

As fibras presentes na casca da maçã são insolúveis e, por isso, não são digeridas pelo nosso organismo, promovendo a sensação de saciedade por mais tempo. Um outro motivo para consumir uma maçã por dia é para auxiliar aquelas pessoas que estão começando a fazer uma dieta, para conseguirem se manter na linha por mais tempo.

Já se convenceu por que é importante comer uma maçã por dia? Já comeu a de hoje? Tome este hábito para si e compartilhe com a gente os resultados!