Hipertensão Arterial saiba como prevenir

O número de pessoas com Hipertensão arterial está aumentando em todo o mundo. O relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), The World health statistics 2012, divulgado recentemente, ressalta o crescente problema do aumento de doenças não contagiosas. Hipertensão Arterial saiba como prevenir.

Hipertensão Arterial saiba como prevenir

Sabe-se que o estilo de vida exerce um fator primordial tanto na prevenção quanto no tratamento da Hipertensão Arterial saiba como prevenir. A seguir, serão dadas algumas sugestões que poderão ser úteis no combate a esta doença. É importante ressaltar que tais propostas de forma alguma substituem o seu acompanhamento médico.

Hipertensão Arterial saiba como prevenir:

1. Faça um controle do peso e procure estar dentro de uma faixa de normalidade de peso para a altura e sexo;
2. Faça atividade física regular e sempre sob  supervisão;
3. Monitore o seu consumo de sal. Em caso de dúvidas fale com seu Nutricionista e Cardiologista para avaliar se este consumo está adequado.

Um em cada três adultos no mundo inteiro, de acordo com os novos dados, tem pressão arterial aumentada (hipertensão arterial) – uma doença que provoca cerca de metade de todas as mortes por derrame cerebral e doenças cardíacas. Isso ocorre sobretudo em países de baixa e média renda, diz a Dra. Margaret Chan, Diretora Geral da OMS.

Pela primeira vez, o relatório da OMS incluiu informações de 194 países sobre a porcentagem de homens e mulheres com pressão arterial elevada.
Em países de alta renda, o diagnóstico precoce e o tratamento generalizado com medicamentos de baixo custo reduziram significativamente a pressão arterial média entre as populações – e isso tem contribuído para uma diminuição das mortes por doenças do coração. Na África, no entanto, estima-se que mais de 40% (e até 50%) dos adultos estejam com a pressão sanguínea elevada. A maioria dessas pessoas permanece sem diagnóstico, apesar de muitos destes casos poderem ser tratados com medicamentos de baixo custo, o que reduziria significativamente o risco de morte e de invalidez por doença cardíaca e derrame.

Os ensaios das Abordagens Dietéticas para Controle da Hipertensão (Dietary Approaches to Stop Hypertension – DASH) mostram que um padrão dietético mais rico em potássio, magnésio, cálcio, zinco, fibras e proteínas, e pobre em gordura total, gordura saturada e colesterol reduz a pressão arterial em:

• homens e mulheres
• pessoas com e sem hipertensão
• jovens adultos e mais velhos

Um componente crítico do padrão dietético DASH é a inclusão de 7-8 porções de grãos, preferencialmente integrais. Estudo recente demonstrou que cereais integrais com alta densidade de nutrientes são os alimentos que mais contribuem para a obtenção dos nutrientes característicos da dieta DASH.

Desta forma, recomendo que:

1.  Consuma 4 frutas ao longo do dia, pois estas são ricas em fibras e de um mineral chamado potássio que é muito importante para o controle da pressão arterial;

2.  Inclua na sua rotina o consumo de alimentos como: aveia, quinoa, amaranto, chia, linhaça, arroz integral, entre outros cereais integrais

Alguns estudos com homens e mulheres de diferentes idades demostraram que o consumo de Blueberry auxiliou na redução tanto da pressão sistólica como da diastólica. Nos indivíduos estudados que já tinham a pressão estável, o consumo destas frutas auxiliou a manter a pressão sob controle.

Hipertensão Arterial saiba como prevenir, siga as orientações médicas e nutricionais para ter uma vida mais saudável.

Fonte: Dr Marcelo Guedes – Nutricionista

Compre Cereais:

Quinoa 

Amaranto 

Chia

Linhaça