Emagrecer para o verão com alimentação saudável

Com a chegada do verão, grande parte das pessoas programa as viagens para praias, piscinas ou até cachoeiras. Com a alegria da viagem, existe também a preocupação com a exposição do corpo que para muitos ainda é uma questão difícil por apresentar excesso de peso.  E devem Emagrecer para o verão com alimentação saudável.

Aí habitam muitos perigos à saúde. Muitas pessoas não se preocupam em regrar seus hábitos alimentares e a atividade física, e quando se aproxima o final de ano, buscam todos os tipos de promessas e loucuras para atingir o peso até o verão ou até sua viagem.

Veja algumas dicas importantes para uma vida mais saudável, sem esquecer que estas dicas, de forma alguma, substituem o acompanhamento Nutricional personalizado para Emagrecer para o verão com alimentação saudável:

A busca pela saúde e por um peso satisfatório é contínua e faz parte de um estilo de vida saudável, que deve ser vivido naturalmente e não como um martírio em busca da estética. O processo de emagrecimento é fruto de um equilíbrio nutricional que envolve macronutrientes (são as proteínas, as gorduras e os carboidratos, micronutrientes- são as vitaminas, os minerais, água e fitoquímicos presentes nos alimentos) e NÃO FRUTO DE RESTRIÇÃO CALÓRICA ISOLADA.

Emagrecer para o verão

A atividade física supervisionada faz parte deste processo e também deve ser contínua, ou seja, não busque a academia apenas nos meses que antecedem o verão.

1-Procure ingerir 8 a 10 copos de água ao dia.

Emagrecer para o verão

2- Mantenha o intervalo entre refeições de 3 horas.

Emagrecer para o verão

3- Lembre-se que não adianta consumir nessas refeições, lanches com calorias vazias como biscoitos, bolachas, refrescos light(industrializados), bolos, salgadinhos, gelatinas, entre outros.

Emagrecer para o verão

4- Busque consumir nas refeições intermediárias alimentos que possam ofertar além de calorias, nutrientes Ex: frutas,como: melão, melancia, abacaxi, maçã, etc. Cereais integrais como: aveia, amaranto, quinua e granola em alguns casos, oleaginosas, como: castanhas do Brasil, macadâmias, nozes, sucos mixados, como: abacaxi com hortelã, suco de uva batido com polpa de frutas vermelhas, melancia com gengibre.

Emagrecer para o verão

5- Fique muito atento à sua mastigação. Ela geralmente é desprezada quando o assunto é emagrecimento, mas trata-se de uma das condutas mais importantes neste processo pois é responsável pelo ótimo processo digestivo e absortivo. Vale acrescentar que a mastigação também estimula a produção endógena de hormônios de saciedade, que são imprescindíveis no controle da compulsão alimentar.

Emagrecer para o verão

6- Lembre-se: ALMOÇO E JANTAR SÃO INSUBSTITUÍVEIS !!! Em ambas as refeições você deve consumir verduras e legumes. A quantidade destes alimentos é livre!! Exceto em algumas doenças específicas como diabetes, doença renal crônica ou pacientes com uso de anticoagulantes, que devem ter o uso monitorado pelo seu Nutricionista.

 Emagrecer para o verão

7- Procure consumir 4 porções diárias de frutas. Cada porção tem em média 100 a 120g, contudo não é necessário ficar pesando apenas cuide para não cometer excessos.

Emagrecer para o verão

8- Parece óbvio, mas é importante falar que alimentos gordurosos (gorduras saturadas e trans) e carboidratos refinados, como: pão, macarrão, arroz, massas, refinados – são grandes inimigos deste processo. Você pode ainda associar (caso não tenha nenhum problema de saúde) alguns compostos para auxiliar neste objetivo como: Chá Verde, Chá branco ou Chá de hibiscus, Óleo de coco Extra vigem, Fibras Vegetais como as de maracujá, goma guar, spirulina, gelatina ou agar-agar. Lembre-se que estes complementos são apenas coadjuvantes. O resultado é fruto de uma disciplina alimentar associada a uma atividade física regular e supervisionada.

Emagrecer para o verão

09- O chá verde e chá branco são fontes de 3Galato-epigalo catequinas que dentre muitos benefício a saúde por ter ação termogênica, ou seja, melhora a eficiência do metabolismo para a queima das gorduras.

Emagrecer para o verão

10- O chá de hibiscos é rico em antioxidantes que dentre outros benefícios diminui a resistência insulínica favorecendo a redução de peso. Óleo de Coco Extra-virgem- é um alimento complementar com inúmeras propriedades benéficas para a saúde, proporcionando fortalecimento do sistema imunológico.

Emagrecer para o verão

11- O óleo de coco virgem não é um medicamento,e sim um alimento complementar coadjuvante na prevenção de diversas de doenças. Por isso, deve ser consumido diariamente para que o organismo obtenha uma reserva de ácidos graxos, presentes no óleo de coco.O teor de gordura saturada do óleo de coco é semelhante ao leite humano,o que significa que ela é de fácil digestão, gerando energia rapidamente e efeito benéfico sobre o O coco pode ser considerado um alimento funcional, pois é rico em carboidratos,óleos e minerais e vários componentes benéficos à saúde. Cerca de 50% da gordura do coco é composta pelo ácido láurico, o seu principal ácido graxo,de cadeia média,que no corpo humano se transforma em monolaurina, um monoglicerídeo de ação antibacteriana,antiviral e antiprotozoária, usado pelo organismo para destruir a capa lipídica de vários microorganismos.

Emagrecer para o verão

12- As fibras dietéticas serão úteis em vários aspectos: aumento da saciedade, diminuição da absorção de gorduras e efeito prebiótico, ou seja, servem como alimento para nutrir e estimular o crescimento das BOAS BACTÉRIAS que colonizam nosso intestino.

 

Emagrecer para o verãoLembre-se que para Emagrecer para o verão com alimentação saudável é preciso uma mudança de hábito alimentar  e prática regular de atividade física.

Dr. Marcelo Guedes – Nutricionista CRN 14575

Chá verde