Você sabe qual a diferença entre whey protein concentrado, isolado, hidrolisado?

Scoop of chocolate whey isolate protein in front of protein shaker and its parts

O suplemento favorito dos praticantes de atividade física e frequentadores de academia é o whey protein. Este concentrado de proteína do soro do leite vem sendo relacionado com o aumento significativo da massa muscular e por isso tem preenchido as prateleiras de lojas especializadas em nutrição esportiva, e também os armários dos praticantes. O whey protein pode ser encontrado em três tipos diferentes no mercado: isolado, concentrado e hidrolisado. Você sabe para que serve cada um, quais as vantagens e desvantagens, quando e como consumir? Vamos tentar deixar tudo isto mastigadinho para você neste texto a diferença entre whey protein concentrado, isolado, hidrolisado! Confira:

Whey concentrado

O que é: A whey protein concentrada é uma formulação deste suplemento que apresenta concentrações mais reduzidas da proteína de soro do leite, quando comparada com as outras formulações. Neste tipo de suplemento a whey protein representa entre 70 a 80% da composição total do produto, sendo completada por uma dosagem de carboidrato aprovado pela normatização da vigilância sanitária. Frascos de whey protein concentrada que apresentam concentração de carboidratos maior que 30% podem ser consideradas fora dos padrões de regulamentação e, portanto, propaganda enganosa.

Preço: Por este tipo de suplemento não ser considerado puro, ou 100% formulado por proteína de soro do leite, seu preço é inferior aos outros modelos disponíveis no mercado.

Características: Esta formulação apresenta absorção mais lenta do que as versões isolada ou hidrolisada, porém ainda considerada mais rápida do que a absorção de outras fontes proteicas, como a caseína e a albumina. Pode ser consumida por indivíduos que buscam uma absorção mais eficiente de proteínas, mas que não são atletas de ponta ou competidores, este tipo alcança resultados satisfatórios na recuperação da perda muscular após a atividade física. Este tipo de suplemento não é recomendado para intolerantes a lactose, já que este carboidrato pode estar presente na formulação.

Whey isolado

O que é: Ao contrário da whey protein concentrada, este tipo de suplemento de proteína de soro do leite é considerado puro, já que sua composição proteica varia de 95 a 100% do produto. Ela é praticamente livre de gorduras e carboidratos em sua composição, o que facilita sua absorção e utilização na recuperação muscular. Este tipo de whey é isenta em lactose.

Preço: Isolados proteicos são produtos considerados mais caros e, por este motivo, a whey protein isolada tem um valor superior do que sua versão concentrada, já que ela é praticamente formulada por proteína de soro do leite.

Características: Por ser um suplemento isolado este tipo de whey protein apresenta absorção bastante rápida e eficiente, especialmente se comparado com sua versão concentrada e outras fontes de suplemento proteico. Esta característica torna o whey isolado a versão favorita de profissionais da área da saúde e praticantes de atividade física, se tornando uma interessante opção para quem precisa de recuperação muscular imediata. Seu consumo também é indicado para atletas e praticantes que tem intolerância a lactose.

Whey hidrolisado

O que é: Uma proteína hidrolisada é aquela que passa por um processo de fragmentação de suas moléculas para melhor absorção. Esta versão da whey protein passa por este exato processo químico para se tornar ainda mais rapidamente absorvida.

Preço: O processo de hidrolisação é um procedimento químico caro e trabalhoso que interfere no valor do produto final. Este é o tipo de whey protein é mais caro do mercado.

Características: O whey protein hidrolisado é o suplemento proteico de absorção mais rápida do mercado, por isto é procurado por quem precisa de recuperação imediata das perdas musculares ocasionadas durante a atividade física ou por quem tem dificuldade em absorver proteínas inteiras. Este é o tipo de whey que tem o menor risco de desenvolver reações alérgicas no consumidor, já que as moléculas hidrolisadas não precisam passar pelo longo processo de digestão gástrica, sendo rapidamente absorvidas pelo organismo.

Agora que você conhece um pouco de cada tipo de whey protein e as diferenças entre whey protein , você já sabe escolher qual é o ideal para seu consumo? Na dúvida nunca deixe de consultar um nutricionista!