Dieta dos carboidratos: Vantagens e Desvantagens

Carbohydrate

Com a chegada do verão, algumas pessoas optam por um novo estilo de alimentação, que prioriza a perda de peso rápida. Por esse motivo, muitas dietas de moda voltam a ser o centro das atenções de  vários canais de mídia informativa, como a TV, as revistas e os blogs. Dentre várias dietas como  da sopa, da lua e da desintoxicação, tem um modelo que sempre chega como a grande favorita de quem quer perder peso: a dieta dos carboidratos.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse tipo de Dieta dos carboidratos: Vantagens e Desvantagens e saber se ela funciona mesmo? Continue lendo nosso texto!

Dietas sem carboidratos ou low carbs

A dieta dos carboidratos apresenta variações mas tem  o mesmo objetivo: a redução do consumo de carboidratos para perda gordura. Algumas das dietas com redução de carboidratos bastante conhecidas são a de Atkins, a South Beach, a Low Carbs e, a mais famosa delas, a dieta das proteínas.

Todas essas variações trabalham com a ingestão mínima de alimentos a base de carboidratos — como pães, massas, raízes e algumas frutas —, e o consumo liberado de proteínas, de gorduras e de alguns vegetais. O resultado final é a diminuição significativa na ingestão de calorias e uma resposta rápida do organismo para a perda de peso.

Por que elas dão resultado imediato?

Você deve estar se questionando por que uma dieta com baixa ou nenhuma ingestão de carboidratos pode trazer um resultado tão rápido na redução de peso. É fácil entender o mecanismo desses modelos de alimentação, especialmente se pensarmos na cultura alimentar do brasileiro.

Naturalmente, nós ingerimos grandes quantidades de carboidrato ao longo do dia — pães, massas, raízes e cereais. Quando retiramos esses grupos alimentares da nossa dieta, conseguimos reduzir drasticamente a ingestão de calorias.

Isso resulta na perda efetiva de peso. Com a grande redução de ingestão calórica ao longo de vários dias, é natural que a resposta do organismo seja bastante rápida, resultando em um perfil corporal muito mais magro!

Quais são os riscos da dieta sem carboidratos

O grande problema da dieta com baixa, ou nenhuma, ingestão de carboidratos mora exatamente na facilidade dos seus resultados. Quando iniciamos qualquer tipo de alimentação radicalmente restritiva, é natural que a nossa resposta corporal seja inicialmente satisfatória, mas o problema é que nós não conseguimos sustentar essa situação por muito tempo!

No caso dos carboidratos, é possível afirmar que o organismo humano não consegue viver de maneira saudável sem a ingestão desse macronutriente. Isso porque, além do carboidrato ser a melhor fonte de energia rápida e confiável para o organismo, ela também participa de várias funções metabólicas essenciais para a vida humana.

Dentre essas funções, está a queima de reservas adiposas. Sem a ingestão de carboidratos a longo prazo, o organismo entende que não terá energia desta fonte, tendo que lançar mão de fazer reservas de energia em forma de gordura, o que não ajuda na perda de gordura corporal, além de prejudicar o fornecimento de energia.

Além disso, a falta da ingestão de carboidratos pode colocar em risco a integridade da sua massa muscular. Podemos afirmar isso porque a proteína é o segundo macronutriente favorito do organismo para produzir energia. Em outras palavras, quando deixamos de comer carboidratos, estamos sim perdendo peso, mas também estamos abrindo mão da proteína e lesionando a nossa estrutura muscular.

Se quiser saber mais sobre catabolismo, leia nosso artigo.

Cuidado com o efeito sanfona

Outro risco grande da prática de dietas sem carboidratos é o surgimento do efeito sanfona. Ele acontece logo depois que abandonamos a alimentação sem carboidratos para retornar aos nossos hábitos alimentares tradicionais.

Com isso, acabamos por aumentar o nosso consumo calórico, afinal precisamos voltar a comer carboidratos, e a ganhar peso imediatamente. A única maneira de evitar o efeito sanfona é aplicando práticas de reeducação alimentar que ensinem a ingerir todos os tipos de alimentos de maneira equilibrada, para o resto da vida.

A dieta dos carboidratos, apesar de parecer extremamente tentadora para quem quer perder peso de maneira rápida, pode não ser a solução mais viável para se manter saudável por tempo indeterminado. Por esse motivo, é interessante que se adapte a uma rotina de reeducação alimentar, acompanhada por um nutricionista de sua confiança. Somente assim os resultados podem chegar de maneira satisfatória para o seu físico e para a sua saúde.

Já praticou alguma dieta dos carboidratos? Não se esqueça de compartilhar as suas experiências no espaço abaixo!