Conheça os 5 benefícios de incluir fibras na sua dieta

Breakfast cereals and dried fruit

Você já deve ter ouvido falar nas fibras alimentares. Elas são um composto alimentar essencial para a nossa saúde, originária de produtos vegetais.

Apesar de comestíveis, elas não são capazes de serem digeridas pelo organismo humano, sendo desconsideradas como fonte de nutrientes ou de calorias para o corpo. Elas podem ser categorizadas em dois tipos diferentes: as solúveis em água e as insolúveis em água, distribuídas nas mais diversas fontes vegetais da nossa alimentação. Os ganhos para a saúde humana são alcançados com o consumo de um mix dessas duas fibras, já que as suas funções são complementares.

Que tal descobrir 5 benefícios de se incluir alimentos fontes de fibra na sua dieta? Confira!

Aumento da saciedade

Muitas pessoas relacionam o consumo regular de fibras com a redução imediata de peso corporal. Essa relação faz sentido se entendermos como esses compostos alimentares agem no controle da nossa saciedade.

A fibra, por não ser digerível, torna-se um bloqueio físico para a nossa vontade de comer, afinal, ela acaba ocupando um espaço relativamente grande no nosso estômago durante as refeições. Com boa parte desse órgão ocupado, a nossa vontade — e a nossa capacidade — de comer é muito menor, influenciando no aumento da nossa saciedade e na redução da ingestão de calorias.

Controle da taxa de glicose no sangue

A ingestão de fibras alimentares pode controlar os nossos níveis de glicose no sangue de duas maneiras. A primeira delas acontece ainda no alimento: a presença de fibras na sua composição faz com que os carboidratos sejam digeridos de forma mais lenta pelo organismo, oscilando de maneira discreta os níveis de glicose no sangue. A segunda delas já acontece após a ingestão dos alimentos: a presença da fibra no bolo alimentar reduz a capacidade do organismo de absorver a glicose de outros alimentos de maneira rápida, controlando a glicemia corporal.

Domínio da taxa de colesterol no sangue

O controle do colesterol feito pelas fibras é bastante similar ao realizado por esse composto na manutenção dos níveis de glicose. A presença das fibras no bolo alimentar ajuda a desacelerar a absorção de ácidos graxos da alimentação, reduzindo a possibilidade deles se ligarem às moléculas de colesterol. Outra característica das fibras que influencia no controle dos níveis séricos do colesterol é o estímulo que elas dão à flora bacteriana do intestino, estimulando a degradação das moléculas de colesterol LDL, que é o colesterol ruim.

Melhor funcionamento do intestino

Ingerir a quantidade de fibras adequada para a nossa alimentação é importante para garantir o bom funcionamento do intestino. Além de influenciar na formação do bolo fecal, a fibra aumenta a motilidade intestinal, que é favorável para o processo de evacuação.

O consumo regular de fibras também parece ter um efeito protetor para o tecido intestinal, já que está relacionado com a redução dos índices de câncer nessa região do corpo. As bactérias naturais dessa região são preservadas com a ingestão de fibras, garantindo mais saúde e um menor risco de desequilíbrios na flora, que podem desencadear complicações cancerígenas.

Redução do tempo de esvaziamento gástrico

A sensação de saciedade causada pela ingestão de fibras não é só uma consequência da presença física desses ingredientes no estômago. As fibras também retardam o processo de esvaziamento gástrico, que é a passagem do bolo alimentar do estômago para o intestino, ativando a nossa vontade de nos alimentarmos novamente. Com o esvaziamento mais lento, é provável que a sensação de saciedade e de estômago cheio demore mais a passar, reduzindo a nossa vontade de comer e a nossa ingestão calórica ao longo do dia.

Depois de ter lido sobre os 5 benefícios de se incluir alimentos fontes de fibra na sua dieta. Deve se perguntar se você faz consumo regular de fibras? Já percebeu alguma virtude do consumo desse composto alimentar na sua rotina diária? Use o espaço abaixo para deixar os seus comentários e compartilhar as suas dúvidas conosco!