Conheça 6 alimentos termogênicos que te ajudam a emagrecer

Coffee Beans over Wood Background

Os alimentos termogênicos são aqueles com a capacidade de aumentar o gasto calórico do nosso organismo durante a digestão. Com isso, o processo metabólico é acelerado quando há ingestão de alguns desses alimentos.

As substâncias presentes nesses alimentos aumentam o calor corporal, acelerando o metabolismo e, por consequência, queimando a gordura. Sendo assim, quanto mais difícil for a digestão de um nutriente, maior o seu poder termogênico.

Quer exemplos? Conheça 6 alimentos termogênicos que te ajudam a emagrecer e podem auxiliar na sua dieta!

Café

A principal substância do café é a cafeína. Encontrada também em outras bebidas, ela mobiliza a gordura armazenada em nosso organismo e a transporta para o sangue para ser utilizada como fonte de energia.

Durante os exercícios físicos, a cafeína também ajuda na alteração da percepção neural e da disponibilidade física, diminuindo o cansaço de quem a consome. Tal fato leva a uma maior eficiência do exercício para a perda de calorias.

Pimenta vermelha

É um alimento rico em capsaicina, substância que ajuda no aumento e na eficácia da quebra de gordura do tecido adiposo. Adicionada a pratos mais quentes, como sopas ou até mesmo saladas, pode-se obter além do sabor, um auxílio para o emagrecimento!

Pode aumentar a atividade metabólica em até 20%, se consumida na quantidade diária correta. Ao menos 3 gramas de pimenta vermelha por dia são necessários para que não perca a sua função.

Canela

A canela maximiza o metabolismo basal. Possui um elevado teor de cálcio mineral, essencial para o emagrecimento.

Trata-se também de um excelente antioxidante, prevenindo os possíveis danos causados pelos radicais livres ao longo dos anos. Utilizando uma colher de chá rasa, polvilhe a canela sobre salada de frutas ou iogurtes para deixar ainda mais gostosa a sua refeição!  Os Chás contendo canela também podem ser uma opção de consumo deste termogênico.

Água gelada

Esta bebida tão simples representa um ótimo termogênico! Ao beber a água gelada, o nosso organismo gasta energia para chegar à temperatura apropriada — entre os 36° e 37°C.

O efeito, contudo, é relativamente pequeno. Para aumentá-lo, beba 8 copos de água por dia, para elevar o gasto calórico a 200kcal!

Além disso, água é muito importante para o nosso corpo. Não deixe de se hidratar, principalmente nos dias de muito calor. Não esqueça que no inverno temos uma tendência a não beber água  por causa do frio mas não pode deixar de lado a hidratação.

Gengibre

É um tipo de alimento termogênico que pode elevar o gasto calórico em mais de 10%! Pode ser ingerido de várias maneiras: cru, misturado a outras ervas para sopas e chás e temperando carnes e peixes — quando marinado. Duas fatias de gengibre bastam para a sua essência, sabor e eficácia.  Os Chás contendo gengibre também podem ser uma opção de consumo deste termogênico.

Chá-verde

O chá-verde favorece o uso da gordura corporal como fonte de energia, a partir do estímulo metabólico aumentado. Geralmente, 5 xícaras desse chá por dia fazem dele um excelente alimento termogênico.

Cuidado, apenas, se você tem insônia! Se esse for o caso, consuma-o na parte da manhã, para evitar maiores problemas durante a noite.

Esses alimentos são fáceis de serem encontrados e podem auxiliar bastante na sua dieta. No entanto, lembre-se de que não existe o “milagre do emagrecimento”. Alie a esses termogênicos uma dieta saudável e a prática de exercícios físicos. A resposta será satisfatória e sem maiores riscos.

Conhece mais algum alimento termogênico que não citamos? Conte-nos sobre ele, deixando um cometário!