Benefícios do Chá de Hibisco

Hibiscus tea in glass teapot and flower on color napkin on wooden background

Os chás são grandes aliados na hora de cuidar da saúde. Com inúmeros benefícios, eles ajudam a recuperar vitaminas e nutrientes essenciais e contribuem para o bom funcionamento do nosso organismo.

Sabia que o chá de hibisco é um dos principais aliados para quem quer uma vida saudável? Conheça um pouco mais sobre todas as vantagens dessa importante bebida e os Benefícios do Chá de Hibisco!

De onde vem o chá de hibisco

Hibiscus Sabdariffa, O nome científico pode até assustar, mas não se preocupe: só temos coisas boas para falar do chá que é preparado com o cálice do botão seco do hibisco. É importante enfatizar: a planta originária da Ásia e África, utilizada aqui, é diferente da flor ornamental muito comum nos nossos jardins (mas, ainda assim, muito fácil de encontrar).

Perfeito para quem quer emagrecer

O chá de hibisco é termogênico, ou seja, auxilia na queima de gordura corporal ao reduzir a adipogênese (processo responsável pelo acúmulo de gordura). Com o auxílio do chá de hibisco, menos gordura fica acumulada na região do abdômen e dos quadris. Combinado com uma alimentação saudável e atividades físicas, o chá de hibisco pode ser um aliado muito importante para quem quer emagrecer.

Ação diurética e menos inchaço

Outro benefício do chá de hibisco é seu efeito diurético, que auxilia no combate à retenção de líquidos. Ele também ajuda na diminuição do inchaço nos períodos menstruais. Mas fique de olho: o consumo em excesso pode levar à desidratação e à perda de nutrientes importantes para o funcionamento do nosso corpo.

Um aliado contra o colesterol

Controlar o colesterol é sempre um desafio. Por isso, o chá de hibisco e suas substâncias com ação antioxidantes podem ser grandes aliados nessa batalha.

Segundo pesquisas apontam, o consumo do chá diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL). O resultado chega a ser melhor que os apontados para o tradicional chá preto.

Coração mais leve

O chá de hibisco também contribui para um coração mais tranquilo. Segundo estudos, os seus componentes ajudam a baixar a pressão arterial, já que alguns flavonoides presentes na bebida diminuem uma enzima que eleva a pressão.

Bom até para o pensamento

A lista de substâncias saudáveis que podemos aproveitar do hibisco não tem fim. As vitaminas B1 e B2, presentes na bebida, ajudam no metabolismo do oxigênio e da glicose, principais fontes de combustível celular. A vitamina B1 realiza essa ação principalmente nos neurônios, ajudando a cuidar da saúde do nosso cérebro.

Como consumir o chá de hibisco

A melhor maneira de aproveitar os benefícios do chá é tomá-lo diariamente entre as principais refeições, sem a adição de açúcar. Faça apenas a quantia que você vai consumir, evitando reaquecer (o que pode fazer o chá perder as suas propriedades).

O ideal é beber cerca de 200ml e, para cada copo, deve ser utilizado uma colher de chá (de 4 a 6 gramas) da flor seca. Adicione a flor em água que somente levantou a fervura, ou seja, antes de ferver, deixe por cerca de três minutos e mais 5 minutos descansando em infusão. Depois, é só coar e aproveitar todos os benefícios da bebida.

Quer mais dicas sobre como cuidar da sua saúde? Assine a nossa newsletter e receba em primeira mão os nossos conteúdos. Aproveite também a nossa caixa de comentários para compartilhar as suas experiências e tirar todas as dúvidas sobre Benefícios do Chá de Hibisco!