8 alimentos funcionais para inserir em sua dieta

A beautiful girl eating healthy food

Quem busca uma alimentação saudável precisa ir além de apenas retirar da dieta alimentos que façam mal quando consumidos em excesso e complementar com verduras, legumes e proteínas saudáveis. Há ainda um outro grupo de alimentos que precisam ser consumidos, caso você queira uma dieta realmente impecável: os alimentos funcionais.

Você sabia que alimentos funcionais são aqueles que, além de todos os nutrientes, possuem substâncias que trazem algum benefício para o organismo, dando um up na sua saúde? Veja abaixo 8 alimentos funcionais para inserir em sua dieta e o que eles trazem de bom para o seu organismo!

1. Linhaça

Nos últimos anos, a linhaça é um alimento que ficou em voga pelos seus diversos benefícios. Um dos mais importantes é a capacidade de diminuir o colesterol ruim (LDL) e de aumentar o colesterol bom (HDL), devido ao seu teor de gorduras boas.

Por isso, ele também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e a diminuir as chances de infarto e de hipertensão. A linhaça reduz a probabilidade de inflamação no organismo (o que, consequentemente, diminui as chances de desenvolver celulite). Para quem possui problemas com o intestino preso, a linhaça é rica em fibras, o que também traz benefícios, como a diminuição da absorção de açúcar e de gordura (diminuindo as chances de se desenvolver diabetes) e o aumento da sensação de saciedade.

2. Vinho

Com certeza, você já ouviu que é saudável tomar uma taça de vinho por dia. Realmente isto é verdade!

A bebida é rica em antioxidantes (catequinas e resveratol), que atuam no controle de radicais livres (evitando as rugas), na desintoxicação do organismo e também no controle de doenças cardiovasculares. Outro benefício é a melhora do sistema imunológico e, claro, o aumento da sensação de prazer, já que é uma bebida afrodisíaca.

3. Pimenta

Para pessoas que possuem um metabolismo lento, a pimenta auxilia a acelerá-lo. Isso também ajuda na queima de calorias e na perda de peso. Ela também libera endorfina, o que aumenta a sensação de prazer, tornando a pimenta afrodisíaca.

4. Alho

O Alho é um tempero útil para diminuir o colesterol e a pressão sanguínea. Também é rico em antioxidantes, que auxiliam na desintoxicação do organismo e no controle de doenças cardiovasculares. Outras substâncias são a alicina e a quercetina, que ajudam a controlar a produção de estrogênio que, em excesso causa o aumento da gordura localizada (principalmente aquela gordura abdominal).

5. Chá verde

Um dos chás queridinhos de quem faz dieta e busca uma vida saudável, o chá verde possui ação antioxidante. Também contém cafeína, além de outras substâncias termogênicas que ajudam a perder peso, a estimular o organismo e a dar energia para as suas atividades físicas.

Ademais, possui ação diurética, ajudando a eliminar a retenção de líquidos. O Chá Verde estimula também a produção de insulina, que ajuda a manter a taxa de glicose controlada e a ganhar massa magra.

6. Peixes

Os peixes de águas profundas são ricos em Ômega-3, que ajuda na saúde mental e na memória, além de controlar a depressão e o sono. Além disso, auxilia na prevenção de inflamações e de doenças cardiovasculares.

7. Chia

A Chia é uma ótima fonte de Ômega-3, que traz todos os benefícios que falamos anteriormente e ainda ajuda a regular as taxas de colesterol e de triglicerídeos no sangue! Além disso, é rica em cálcio e em magnésio, importantes para a formação óssea, para a prevenção da osteoporose e para o funcionamento do cérebro. Também possui fibras, ajudando na sensação de saciedade.

8. Gengibre

O Gengibre possui ação termogênica, ajuda a acelerar o metabolismo e auxiliar na perda de peso. Ele é pouco calórico, o que mantém o controle do consumo diário de calorias. O gengibre também possui função antioxidante, anti-inflamatória e antipirética (ajudando a combater a febre) e prevenindo a trombose.

Que tal inserir estes e outros alimentos importantes e ricos em nutrientes em sua dieta? Confira a nossa loja virtual e deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!