6 Produtos Naturais que ajudam no controle do Colesterol

Flax seeds and linseed oil

O colesterol alto é uma das doenças crônicas que mais traz problemas à saúde do brasileiro. Geralmente, ele é causado por maus hábitos de alimentação, que combinam a falta de consumo de algumas vitaminas e de algumas fibras alimentares com o excesso de ingestão de gorduras, que são metabolizadas e transformadas em moléculas de colesterol.

O colesterol elevado também pode ter um fator genético importante, que determina a alta concentração dessas moléculas em indivíduos que, mesmo com bons hábitos alimentares, têm dificuldades de controlar esses níveis de gordura no sangue. Independente da causa da elevação do colesterol, esse quadro clínico pode ser um dos fatores que determina o aumento de problemas cardiovasculares em indivíduos susceptíveis, podendo levar à morte!

Assim, ter atenção com esses valores é extremamente importante para quem quer manter a saúde. Muitos medicamentos são utilizados na diminuição dos níveis de colesterol, mas alternativas saudáveis também podem ser importantes auxiliares no controle da doença.

Que tal conhecer6 Produtos Naturais que ajudam no controle do Colesterol?

O papel das fibras e do ômega 3 no controle do colesterol

Existem dois fatores alimentares que podem ser determinantes na melhora do perfil do colesterol sanguíneo de um indivíduo: o consumo de fibras e o consumo de ômega 3. As fibras têm ação direta na diminuição da absorção de gordura pelo organismo, reduzindo  significativamente, a produção de moléculas de colesterol.

Enquanto o ômega 3 participa de reações metabólicas que estimulam o aumento da produção de colesterol bom (o HDL), ajudando a diminuir a circulação do colesterol ruim (LDL). Portanto, os produtos naturais que auxiliam no controle do colesterol devem conter uma dessas características — ou as duas somadas.

Produtos naturais que ajudam a tratar o colesterol

Amaranto

O amaranto é um cereal muito consumido em regiões montanhosas da América do Sul. Além de ser saboroso, ele é rico em fibras alimentares, que ajudam a controlar o colesterol. Geralmente, é consumido em forma de farinha na mistura com iogurtes, pães e bolos.

Berinjela

Muita gente opta por consumir água de berinjela para controlar os níveis de colesterol. Esse hábito é realizado graças à boa concentração de fibras no alimento. Mas se você não tolera a água de berinjela, consumir farinha, cápsulas e até a versão natural desse fruto também pode te ajudar a controlar os seus valores sanguíneos.

Chia

A Chia é um dos alimentos do momento! Além de ser nutricionalmente completa e importante para compor uma alimentação balanceada, ela também é rica em fibras alimentares que ajudam a controlar o colesterol. Você pode consumir a Chia em  sementes, adicionando-as em saladas, sucos e frutas, ou também em formato de cápsulas.

Linhaça

A linhaça é um dos vários superalimentos, reconhecidos cientificamente, como importantes para a nossa alimentação. No combate ao colesterol, ela é uma das melhores armas naturais, já que é rica em fibras alimentares e em ômega 3. Você pode encontrar a linhaça em semente, de óleo ou em cápsulas.

Cápsulas de alho

O alho tem sido um dos alimentos que têm se apresentado como um importante medicamento natural para o controle de colesterol no sangue. Apesar de não apresentar altas concentrações de fibra ou de ômega 3, o alho parece participar de reações enzimáticas que são capazes de reduzir a produção do colesterol. Mesmo que ainda seja objeto de muitos estudos científicos, muita gente tem apostado nas cápsulas de alho para ajudar a reduzir o colesterol.

Óleo de peixe

Os peixes de águas profundas são alimentos ricos em ômega 3, por isso o seu consumo regular pode ser uma boa maneira de controlar as taxas de colesterol ! Para quem não tem o hábito, ou não consegue comer peixe regularmente, algumas cápsulas elaboradas com óleo de peixe são ótimas opções para repor a necessidade de ômega 3 do nosso organismo.

Para controlar o colesterol alto não precisamos ser escravos das medicações. O uso de alguns destes 6 Produtos Naturais que ajudam no controle do Colesterol, somado a uma alimentação nutricionalmente equilibrada e à prática rotineira de atividades físicas, já tem se mostrado como uma solução bastante poderosa no combate a essa doença crônica. Vale a pena ressaltar que o uso desses produtos e o abandono da medicação convencional só deve ser feito com a orientação do seu médico.

Já conhecia alguma dessas alternativas? Deixe o seu comentário sobre o assunto!