5 alternativas de alimentos para sua dieta sem glúten

fruits and vegetables shopping

O diagnóstico de doença celíaca foi, por muito tempo, considerado praticamente uma sentença de alimentação sem graça para sempre, tamanha era a dificuldade encontrada pelos pacientes em retirar o glúten da sua dieta. Porém, as técnicas de culinária, o avanço das indústrias alimentícias e o conhecimento sobre as necessidades nutricionais dessas pessoas tem tornado a prática da dieta sem glúten cada vez mais fácil de ser seguida. Para mostrar-lhe que não é preciso ter medo de uma dieta sem glúten, elaboramos este texto, que vai lhe apresentar 5 alternativas de alimentos para sua dieta sem glúten.

Frutas e vegetais

Frutas e vegetais são a base de qualquer hábito alimentar saudável, já que esses produtos são a maior fonte de vitaminas, de fibras e de minerais para a nossa saúde. Esses alimentos também são parte importante de uma dieta sem glúten por não apresentarem esta proteína em sua composição. Desta forma, elas podem ajudar a compor refeições e a oferecer nutrientes essenciais para a manutenção da saúde após a retirada do glúten da alimentação.

Carnes e outras fontes proteicas

Assim como as frutas e os vegetais, as carnes, os queijos e os leites não apresentam glúten em sua composição. Mas é preciso um pouco mais de atenção ao consumir estes alimentos: carnes empanadas são elaboradas com trigo — que tem glúten — e queijos e leites produzidos e comercializados em padarias podem ser vítimas de contaminação cruzada, já que neste local também são produzidos alimentos com trigo. Lembre-se também de não compensar a baixa ingestão de carboidratos — que pode ser uma consequência da alimentação sem glúten — com um aumento desnecessário da ingestão proteica; as carnes, os queijos e o leite devem ser consumidos com moderação!

Castanhas e outras oleaginosas

Outros produtos de origem vegetal que não apresentam glúten em sua composição são as oleaginosas, como as nozes, as castanhas e as amêndoas. Esses produtos são ricos em ácidos graxos, que fazem bem para a nossa saúde e que ajudam a equilibrar uma alimentação sem glúten.

Fontes naturais de carboidrato sem glúten

Apesar da alimentação sem glúten ser relacionada com a exclusão de carboidratos da rotina, essa prática não é necessária, já que é possível encontrar vários alimentos ricos em carboidratos — que são importantes para a manutenção da nossa saúde — e que não contêm essa proteína em sua composição. Bons exemplos de carboidratos sem glúten são o arroz, a batata, a mandioca, a tapioca, as farinhas de arroz, a batata doce, o milho, a mandioca e a quinoa.

Alimentos industrializados gluten free

Além de todas as opções de alimentos naturais e sem glúten que citamos nos tópicos acima, a indústria alimentícia avançou bastante na elaboração de alimentos tradicionais da rotina do brasileiro, mas que não contêm glúten na sua preparação. Esses produtos, chamados também de alimentos gluten free, são biscoitos, chocolates, pães, bolos e massas preparadas com substitutos da farinha de trigo, mantendo o seu valor nutricional, a sua textura e o seu sabor quando comparados com as receitas originais. Muitos desses produtos podem ser encontrados neste link e adquiridos para complementar a sua rotina alimentar! Lá você encontrará mais que 5 alternativas de alimentos para sua dieta sem glúten.

Dieta sem glúten

Seguir uma dieta sem glúten não é muito diferente de seguir uma alimentação balanceada. Se você está encontrando muitas dificuldades na hora de equilibrar o seu consumo de alimentos gluten free ou de carboidratos sem essa proteína, não hesite em contar com a ajuda de um nutricionista para lhe apresentar as melhores opções de refeições e de substituições para manter a sua alimentação balanceada e nutricionalmente completa.

 

Depois de saber 5 alternativas de alimentos para sua dieta sem glúten, responda-nos quais desses alimentos que citamos acima que você já conhecia como alternativas sem glúten? Você tem algum produto gluten free favorito?